2013-04-02

02 de abril

02 de abril 
Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A inclusão é uma visão, uma estrada a ser viajada, mas uma estrada sem fim, com todos os tipos de barreiras e obstáculos, alguns dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações. MITTLER 



Quando sabemos qual é o nosso propósito, o trabalho da alma se realiza da melhor forma possível através do nosso corpo. Um propósito claro elimina todas as dúvidas, pois identificamos aquilo que nos conduz à nossa meta ou nos desvia dela. A energia em nossas vidas é imensa quando uma clareza de propósito está sempre presente. 

(Sônia Café)





Como diz minha parceirona de trabalho Cirlene Amado e, faço suas palavras as minhas:

 "Observando algumas fotos dos autistas que frequentam a Escola Básica Municipal Professora Adelaide Starke em Blumenau, especificamente do nosso querido Vinícius, conseguimos fazer uma trajetória e analisar seu desenvolvimento em nossa escola. Seu progresso está refletido em cada pessoa e espaços: Família, professores (apoio, regentes, multifuncional), alunos, coordenação, direção e demais profissionais. O espaço da escola com suas diversas opções, os passeios, as formações no CEMEA. Hoje sabemos através de estudo sobre as particularidades dos neurônios de espelho no cérebro dos autistas, e percebemos que esta dificuldade pode ser sim, aprendida com o contato com outras crianças que servem como modelos nas diversas aprendizagens estabelecidas como metas. Aprendemos através da interação social, e a segregação terá como um dos aspectos negativos o aprendizado espelhado em outros autistas. Não somos contra o trabalho segregado em fase escolar, aconteceria melhor se o trabalho fosse realizado em “parceria”. Também não estamos dispostas a discutir as inúmeras inclusões realizadas com insucesso, apenas acreditamos que ela é possível, trabalhosa... E estamos dispostos a caminhar de pouquinho, no entanto, sempre!!! Traçando objetivos, acreditando em nosso trabalho e no próprio aluno." Portanto, termino com uma frase: SER MAIS É UNIR-SE CADA VEZ MAIS. (Teilbard de Chardin)

Um comentário:

Canteiro Pessoal disse...

Incluir é agir!